domingo, 6 de março de 2016

Sistema Digestório Part. 4 – Intestino



O intestino é a Parte caudal do canal alimentar. Ele se inicia no piloro e prossegue até o ânus.
Dependo da espécie, ele pode ter algumas diferenças as quais estarão bem visíveis nas imagens abaixo do texto.

Divisões dos intestinos:

O intestino delgado é dividido em três partes:
·         Duodeno
O duodeno é a parte proximal do intestino delgado, prolongando-se desde a parte pilórica do estômago até o jejuno. Ao contrário dos seres humanos, cuja extensão do duodeno é definida pela presença de glândulas duodenais, a extremidade caudal do duodeno é caracterizada pela margem cranial da prega duodenocólica.
·         Jejuno
O jejuno e a parte mais extensa do intestino delgado entre o duodeno e o íleo. Ele também apresenta a maior mobilidade e liberdade. A distinção entre jejuno e íleo é arbitrária.
·         Íleo

O íleo é a parte terminal bastante curta do intestino delgado. A forte camada muscular o deixa mais firme que o jejuno e a mucosa é rica em tecido linfoide, o qual se agrega para formar placas de Peyer, essa mesma camada muscular é responsável pelo transporte unidirecional do material ingerido até o ceco.

O intestino grosso também pode ser dividido em três partes:
·         Ceco
O ceco costuma ser descrito como a primeira parte do intestino grosso. Trata-se de um tubo cego, cuja delimitação do cólon é marcada pela entrada do íleo. Em carnívoros, em ruminantes e no equino, o ceco posiciona-se na metade direita do abdome; no suíno ele se encontra na metade esquerda. No cão, o ceco é curto e apresenta forma espiral, ao contrário dos outros mamíferos domésticos, ele não possui uma comunicação direta com o íleo, mas se une ao cólon, formando um tubo contínuo com o íleo para um dos lados.
·         Cólon
O cólon e dividido em cólon ascendente, transverso e descendente, a disposição anatômica que forma a base dessa divisão se encontra apenas em cães e em gatos. Nessas espécies o cólon ascendente é curto. O cólon do equino consiste em um cólon ascendente grande disposto em duas alças em forma de ferradura situadas uma em cima da outra, um cólon transverso curto e um longo cólon descendente. Devido à diferença considerável de diâmetro, as duas primeiras partes também são chamadas de “Cólon maior”, e a terceira, de “Cólon menor”.




Intestinos de Bovíno
Fonte: google.com





Intestinos de Equino
Fonte: google.com






Intestinos de Suíno
Fonte: google.com



Intestinos dos carnívoros.
Fonte: google.com
Feito por Geraldo Lacerda.
Referência: KONIG, LIEBICH. Anatomia dos Animais Domésticos. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário